Document details

Um olhar sobre o projeto RED_Ciências

Author(s): Rodrigues, Ana ; Sá, Patrícia ; Peixinho, Joana ; Silva, Patrícia ; Couceiro, Fernanda

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/31998

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação em Ciências; Ensino experimental das Ciências; Recursos educativos digitais; 1.º ciclo do ensino básico; Guiões didáticos


Description

Nesta comunicação pretende-se apresentar o projeto Recursos Educativos Digitais desenvolvidos para a área de Ciências Experimentais (RED_Ciências), coordenado pela Direção-Geral de Educação e que envolve equipas de investigadores da Universidade de Aveiro (Didática das ciências) e Universidade Nova de Lisboa (Multimédia), enquadrado no Programa Operacional Capital Humano (POCH). Este projeto, com a duração de três anos, tem como finalidades: i) Conceber/adaptar, produzir, validar, implementar e avaliar recursos educativos digitais de apoio às práticas de ensino experimental das ciências para professores do 1.ºCEB com vista à promoção da aprendizagem dos alunos; ii) conceber, produzir, validar, implementar e avaliar recursos multimédia sobre temas de ciências (ex. jogos, quiz, infografias, vídeos) para alunos do 1 .º CEB que promovam aprendizagens autónomas, induzidas por mecanismo de feedback que disponibilizam e permitam autoavaliação e autorregulação; e iv) desenvolver um Website onde os RED_Ciências serão disponibilizados com acesso livre promovendo a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento destes RED_Ciências parte dos oito guiões didáticos concebidos no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1 .º Ciclo do Ensino Básico (PFEEC) (Despacho n.0 2143/2007, de 9 de Fevereiro e Despacho n.0 701/2009, de 9 de Janeiro), e foca os temas: RED_C1 - Explorando ... sustentabilidade da vida na Terra RED_C2 - Explorando ... complexidade do Corpo Humano RED_C3 - Explorando ... luz, sombras e imagens RED_C4 - Explorando ... eletricidade, lâmpadas, pilhas e circuitos RED_C5 - Explorando ... flutuação de objetos em líquidos RED_C6 - Explorando ... mudanças de estado físico RED_C7 - Explorando ... plantas, germinação e crescimento RED_C8 - Explorando ... dissolução em líquidos Os RED_Ciências incluem componentes multimédia e interativas e encontrar-se-ão alojados num website, com opção de perfil de professor ou aluno. Cada um dos temas encontra-se organizado em: i) Enquadramento curricular onde consta a articulação das aprendizagens esperadas específicas de cada temática e das aprendizagens esperadas transversais com os documentos curriculares em vigor para o Estudo do Meio; ii) Enquadramento conceptual de cada temática abordada; iii) Atividades práticas de natureza diversificada organizadas por questões-problema, com vídeos-dicas para o professor sobre a preparação de recursos para a aula e propostas de registos para os alunos em formato editável; e iv) Avaliação de e para as aprendizagens, onde se disponibilizam propostas de atividades de avaliação de aprendizagens (ex. quizz) e Instrumentos de registo de avaliação das aprendizagens dos alunos (ex. rúbricas), em formato editável. Tendo por base o método Design-Based Research, os RED_Ciências serão desenvolvidos ao longo de ciclos iterativos que envolvem a análise, desenho, implementação, avaliação e redesenho. Serão utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados (ex. inquérito focus group, observação, compilação documental) que permitirão fazer a sua triangulação. Os procedimentos de análise serão predominantemente qualitativos, nomeadamente, técnica de análise de conteúdo com recurso ao software WebQDA.

Document Type Conference object
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents