Autor(es):
Morais, Ana Julieta ; Freitas, Adelaide ; Sá-Couto, Pedro ; Rocha, Anabela
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/39170
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Atitude; SATS-36©; 3º Ciclo de Ensino Básico; Análise Fatorial Exploratória; Análise Fatorial Confirmatória
Descrição
A atitude dos estudantes em relação à Estatística é um tema amplamente investigado a nível do ensino universitário mas escasso em estudantes do 3º ciclo do ensino básico (idade esperada: 12-15 anos). Neste trabalho foi efetuada uma adaptação transcultural, do inglês para o português (europeu) e para estudantes daquele ciclo de escolaridade, da escala de atitudes em relação à Estatística SATS-36© (Survey of Attitudes Toward Statistics, versão Post). Com base numa amostra de 215 estudantes de escolas da região centro de Portugal, foram demonstradas propriedades psicométricas e validade do tipo consistência interna da escala adaptada. Contudo, aplicando análise fatorial confirmatória (AFC), a estrutura de seis fatores sugeridos para a SATS 36© não foi ajustada aos dados. Conduzindo uma análise fatorial exploratória (AFE), é proposto e validado um modelo com os quatro fatores: Afetação, Interesse, Valor e Esforço. O modelo proposto pode ser comparado em número de fatores (quatro) com o modelo publicado para estudantes do mesmo nível de ensino na Estónia. No entanto, o modelo proposto apresenta melhores resultados nos índices de ajustamento da AFC considerados. Os itens não incluídos da SATS 36© em ambos os modelos se devem à sua não adequação a estudantes do ensino pré-universitário. A adaptação e validação deste instrumento será profícua na gestão de estratégias de atuação no ensino da Estatística. Espera-se que a monitorização das atitudes dos estudantes por parte do professor permita uma melhoria na sua aprendizagem em Estatística.
Attitudes towards Statistics is a topic widely investigated for students at university level, but scarce among students in the 3rd cycle of basic education (expected age: 12-15 years). In this work, a cross-cultural adaptation of the scale of attitudes towards Statistics SATS-36© (Survey of Attitudes Toward Statistics, version Post) to Portuguese (European) language and for students of that school cycle was performed. Based on a sample of 215 students from schools in the central region of Portugal, psychometric properties and internal consistency of the adapted scale were demonstrated. However, applying confirmatory factor analysis (CFA), the structure of six factors suggested for SATS-36© was not adjusted to the data collected. Conducting an exploratory factor analysis (EFA), a model with four factors is proposed and validated: Affect, Interest, Value and Effort. The proposed model can be compared in number of factors (four) with the model published for students of the same level of education in Estonia. However, the proposed model presents better results in the CFA indices considered. The SATS 36© items not included in both models are due to their unsuitability for pre-university students. The adaptation and validation of this instrument will be fruitful in the management of action strategies in the teaching of Statistics. It is expected that the monitoring of students' attitudes by the teacher will allow an improvement in their learning in Statistics.