Document details

Formação de Professores: uma experiência de monitorização e tutoria no Ensino Superior em Portugal

Author(s): Santos, Leonor ; Alarcão, Isabel ; Andrade, Ana Isabel

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/40135

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Formação docente; Monitorização; Tutoria


Description

A adequação ao Processo de Bolonha dos cursos de formação de educadores-professores levou, entre outros aspetos, à criação, em Portugal, da Licenciatura em Educação Básica, um curso de 1º Ciclo com a duração de 3 anos. Para o exercício da profissão docente, os estudantes deste curso devem prosseguir estudos realizando um mestrado, com a duração de 1 ano e meio ou 2 anos, mestrado esse que habilita para a docência em um ou mais níveis de ensino nos primeiros anos. Preocupações com a qualidade do curso de licenciatura em Educação Básica e com a necessidade de ajudar os estudantes a compreenderem o novo modelo de formação, bem como a alcançarem sucesso no seu percurso académico, desencadearam, na Universidade de Aveiro, a conceção e implementação de um processo de monitorização do funcionamento do referido curso e de um programa de tutoria dos estudantes que o frequentavam. Neste texto, contextualizam-se estas duas iniciativas, paralelas mas complementares, descrevem-se os seus pressupostos e ações e apresentam-se os seus principais resultados.

The adaptation to the Bologna Process of the teacher education curricula led, among other aspects, to the creation, in Portugal, of the Degree in Basic Education, a course of 1rst cycle with a duration of 3 academic years. In order to have a professional qualification for teaching, the students of this course must carry out a master’s degree course, with a duration of 1 and 1/2 or 2 years, which enables them to teach at one or more levels in the first years of the educational system. Concerns about the quality of the undergraduate course in Basic Education and the need to help students to understand the new model of teacher education degrees and to achieve success in their academic course led the University of Aveiro to design and to implement a process of monitoring the program and of tutoring the students who attended it. In this text, the authors contextualize the two parallel and complementary initiatives, describe the assumptions and actions developed within the framework of these initiatives, as well as present and discuss their main results.

Document Type Book part
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents