Document details

A contribuição da CTSA para a educação ambiental: uma análise baseada em dissertações e teses

Author(s): Nepomuceno, Nayana de Almeida Santiago ; Vasconcelos, Ana Karine Portela ; Lopes, Betina da Silva

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/43402

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Formação inicial de professores; Práticas pedagógicas; Enfoque CTSA


Description

A Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar indivíduos críticos e reflexivos. Quando combinada com o enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), essa abordagem amplia a compreensão das complexas relações socioambientais que envolvem ciência e tecnologia. Este estudo, fundamentado no protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham (2004), buscou identificar como os elementos do enfoque CTSA são aplicados na formação inicial de professores no contexto da EA. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando as palavras-chave "educação ambiental", "CTSA" e "formação inicial", resultando em oito estudos. Desses, quatro foram selecionados por abordarem diretamente a interseção entre EA e CTSA na formação de futuros professores. A incorporação do enfoque CTSA na EA ainda é incipiente, especialmente no que se refere à formação inicial docente. Nos estudos selecionados, destacam-se a reflexão crítica, a relevância social e a problematização como elementos centrais. Conclui-se que a formação inicial de professores com base no enfoque CTSA possui grande potencial para promover inovações pedagógicas na EA. Contudo, existe uma lacuna significativa de pesquisas práticas sobre essas interações. Estudos futuros devem priorizar investigações empíricas de intervenção, além de pesquisas sobre a percepção de alunos e professores, visando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.

Environmental Education (EE) is essential for fostering critical and reflective individuals. When combined with the Science, Technology, Society, and Environment (STSE) approach, this method enhances the understanding of complex socio-environmental relationships involving science and technology. This study, based on the Systematic Literature Review (SLR) protocol proposed by Kitchenham (2004), aimed to identify how STSE elements are applied in initial teacher training within the context of EE. The research was conducted in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, using the keywords "environmental education”,"STSE," and "initial training," yielding eight studies. Among these, four were selected for directly addressing the intersection of EE and STSE in future teacher training. The incorporation of the STSE approach in EE remains nascent, particularly in initial teacher education. In the selected studies, critical reflection, social relevance, and problematization are highlighted as central elements. It is concluded that initial teacher training based on the STSE approach holds great potential for promoting pedagogical innovations in EE. However, there is a significant gap in practical research on these interactions. Future studies should prioritize empirical intervention investigations, as well as research on student and teacher perceptions, aiming to develop new pedagogical practices.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents