Document details

(Re)descobrindo Berta Alves de Sousa: o legado da canção de câmara portuguesa

Author(s): Barros, Ana

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/43657

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Compositoras portuguesas; Berta Alves de Sousa; Canção de câmara; Música portuguesa do século XX


Description

Berta Alves de Sousa (BAS) destacou-se como uma figura excepcional da cultura portuguesa do século XX, prosseguindo uma carreira dedicada à composição, ao ensino e à performan- ce, como maestra e pianista. BAS ampliou significativamente o repertório vocal de câmara, impulsionada pela sua paixão pela literatura. A obra de BAS, em grande parte inédita e pouco estudada devido à às dificuldades de acesso, demonstra a necessária urgência de uma ação para abordar a invisibilidade das compositoras portuguesas do século XX, estudando as suas obras com foco nos contextos culturais, estruturas sociais e identidades de género. Os principais objetivos desta foram identificar, contextualizar e caracterizar as obras de BAS para voz e piano quanto a perspectivas estilísticas e performativas. A metodologia adotada baseou-se em trabalho de arquivo, edição crítica e análise interpretativa, de forma a iden- tificar das obras vocais de câmara de BAS; analisar e correlacionar os resultados com os documentos escritos de BAS; sistematizar dados contextuais e características estilísticas/ performativas das canções de câmara de BAS. A produção de BAS, que abrange as década de 1930 até 1980, inclui mais de cinquenta can- ções e revela várias influências, incluindo uma busca por originalidade criativa marcada por técnicas composicionais impressionistas, neomodais e politonais, bem como a utilização de temáticas nacionalistas e de temas tradicionais. A análise dos contextos históricos e artísticos que influenciaram Berta Alves de Sousa sugere que será uma herdeira plausível do legado de outras compositoras portuguesas do início do sé- culo XX, potencialmente emergindo como uma das últimas a apresentar uma produção abran- gente dedicada ao repertório vocal de câmara. Apesar da sua relevância, a falta de atenção académica e de reconhecimento da sua obra sublinham a lacuna na historiografia da música portuguesa. Este estudo busca preencher essa lacuna, reacendendo o interesse e a aprecia- ção pela obra dessa figura emblemática na cultura portuguesa.

Document Type Conference object
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo