Autor(es):
Monteiro, Inês Pavanito
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/45100
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Erosão costeira; Inundações costeiras; Reforço de estruturas; Modelação numérica; IH-2VOF
Descrição
A erosão costeira, a crescente ocupação do litoral e as alterações climáticas fazem aumentar o número de frentes urbanas costeiras expostas à agitação marítima e aos seus efeitos. Por estas razões, é cada vez mais frequente existirem registos de danos em estruturas costeiras e infraestruturas adjacentes, devido à ocorrência de eventos como tempestades, que originam galgamentos e inundações. Na tentativa de contrariar este problema, no presente trabalho procurou-se identificar para os casos de estudo (Ovar e Vagueira), o tipo de soluções que poderiam vir a ser adotadas no processo de reabilitação e reforço de estruturas costeiras, com o objetivo de reduzir o fenómeno de galgamentos e ainda, de minorar os custos de intervenção associados. Para se analisar o espraiamento e galgamento que ocorrem nas obras longitudinais aderentes dos casos de estudo recorreu-se a formulações empíricas escolhidas, tendo em conta a geometria destas estruturas. Além disso, também se utilizou o modelo numérico IH-2VOF, para se estimar o espraiamento e galgamento num cenário de referência baseado na estrutura do Furadouro, que posteriormente, deu origem a outros cenários onde se analisaram alterações realizadas às condições do modelo e se testaram intervenções nas características da estrutura. Através da aplicação das fórmulas empíricas, constatou-se que o aumento da altura de onda conduz a um aumento, tanto do espraiamento máximo, como do caudal galgado, para todos os locais de estudo. Com base nos resultados das simulações realizadas com o modelo numérico IH-2VOF, retirou-se que quanto maior for a porosidade, maior a diminuição dos galgamentos. Em geral, o trabalho demonstra a dificuldade de quantificação dos galgamentos costeiros e a incerteza associada à aplicação de diferentes abordagens, realçando a necessidade de desenvolver mais testes numéricos, com diferentes cenários.
Coastal erosion, the increasing occupation of the coastline and climate change are increasing the number of coastal urban fronts exposed to sea waves and their effects. For these reasons, the records of damage to coastal structures and adjacent infrastructure are increasingly frequent, due to events such as storms, which cause overtopping and flooding. In an attempt to counteract this problem, this study sought to identify, for the case studies (Ovar and Vagueira), the type of solutions that could be adopted in the process of rehabilitating and reinforcement of coastal structures, with the aim of reducing the phenomenon of overtopping and also minimising the associated intervention costs. In order to analyse the wave run-up and overtopping that occurs in the longitudinal revetment structures of the case studies, empirical formulations were used that were chosen taking into account the geometry of these structures. In addition, the IH-2VOF numerical model was also used to obtain results of wave run-up and overtopping. A reference scenario was created based on the Furadouro structure, which subsequently gave origin to other scenarios in which changes to the model conditions and tests of different interventions in the structure's characteristics were analysed. With the values obtained by applying the formulas, it was noted that as the wave height increased, there was an increase in both the maximum wave run-up and the overtopping flow, for all the study sites. The numerical simulations carried out showed that the greater the porosity, the greater the reduction in overtopping. In general, the work demonstrates the difficulty of quantifying coastal overtopping and the uncertainty associated with the application of different approaches, highlighting the need to develop more numerical tests, with different scenarios.