Author(s):
Pereira, Maria João Ramos
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/159588
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Português Língua Estrangeira; Aquisição/Aprendizagem de Línguas; E-learning; Ensino Diferenciado; Conteúdos Digitais; Portuguese as a Foreign Language; Language Acquisition/Learning; Elearning; Differentiated Instruction; Digital Content; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Description
Num mundo cada vez mais globalizado e com a tecnologia a possibilitar o teletrabalho a partir de qualquer parte do mundo, Portugal tornou-se um país bastante atrativo, o que levou a um aumento da procura do Português Língua Estrangeira (PLE). Podendo estes aprendentes ser de muitos países e ter perfis bastante distintos, é importante ter em consideração as suas características individuais na criação e implementação de materiais didáticos digitais para a aprendizagem do PLE. Esta dissertação tem como objetivos refletir sobre o processo de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, o ensino a distância e as teorias relativas à produção e seleção de materiais didáticos para analisar como os recursos educativos digitais podem ser uma mais-valia na aprendizagem; examinar o papel da diferenciação pedagógica nesta aprendizagem, mais concretamente, utilizar as línguas maternas inglês e espanhol como ponto de partida na elaboração de conteúdos diversificados para a aprendizagem de PLE; e propor uma unidade didática digital diferenciada para um público-alvo constituído por hispanofalantes e anglófonos. Assim, partindo da revisão da literatura para a fundamentação teórica referente à diferenciação pedagógica, ao uso de recursos digitais, e às necessidades de falantes de inglês e espanhol, produziram-se materiais distintos, a fim de responder às suas especificidades enquanto aprendentes. Com o estudo concretizado, conclui-se que haver diferenciação pedagógica na criação de materiais didáticos digitais promove o sucesso na aprendizagem.
In an increasingly globalised world and with technology making it possible to work remotely from anywhere in the world, Portugal has become a very attractive country, leading to more demand for Portuguese as a Foreign Language (PLE). As these learners can come from many countries and have very different profiles, it is important that their individual characteristics are considered when creating and implementing digital materials for learning PLE. This dissertation aims to reflect on the process of foreign language acquisition/learning, on distance learning and on theories related to the production and selection of learning materials to analyse how digital educational resources can be an asset in learning; examine the role of differentiated instruction in this learning process, more specifically, use the native languages English and Spanish as a starting point for building differentiated materials and activities for learning PLE; and propose a differentiated digital unit for a target audience consisting of Spanish and English native speakers. Thus, based on a literature review for the theoretical foundation behind pedagogical differentiation, the use of digital resources, and the needs of English and Spanish speakers, different materials were produced to respond to their specificities as learners. With the study carried out, it is concluded that applying pedagogical differentiation in the creation of digital learning materials promotes success in learning.