Document details

Relatório de Estágio de Iniciação à Prática Profissional incluindo um Estudo de Caso sobre o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde

Author(s): Catarino, Leonor Rosália

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/17887

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Ensino/Aprendizagem Ciências naturais; Biologia; Geologia; Saúde; Ensino Profissional; Desigualdades sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O trabalho que a seguir se apresenta descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, realizadas no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. As atividades descritas são referentes à Prática Profissional e à Investigação em Educação, que se realizaram ao longo do ano letivo 2012/2013, na Escola Secundária Fernando Lopes Graça, sob orientação do Prof. Doutor João Correia de Freitas e da Mestre Joana d’Orey Capucho. As atividades desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional incluíram a realização de atividades letivas, no ensino de Ciências Naturais do 7.º ano do 3.º ciclo do ensino básico, e de Biologia e Saúde no 11.º ano do Curso profissional de nível3 Técnico Auxiliar de Saúde e a participação em atividades não letivas – a visita de estudo à região de Sintra-Cascais, concurso Escolas empreendedoras de Cascais, sessões de formação com enfermeiras, entre outras, participação no projeto de divulgação de ciência “De pequenino… se fazem Cientistas”, na EB1 Parede 2, participação em reuniões e acompanhamento de trabalhos referentes à direção de turma do 7.º ano de escolaridade, a participação em palestras. Quanto ao trabalho de investigação educacional, desenvolve os seguintes pontos, objetivo da investigação, revisão de literatura, metodologia, apresentação e discussão dos resultados e conclusões. O objetivo da investigação é caracterizar a turma do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), o 11.º J, sob os seguintes aspetos: Qual a origem social dos alunos? Qual o seu percurso escolar anterior? Quais as razões para a escolha do Curso Profissional TAS? Que avaliação se faz do Curso Profissional TAS? Tendo por base o objetivo do estudo, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário, de observação participante e da análise documental. Da análise destes dados podemos concluir que os alunos do curso profissional TAS escolheram o curso porque gostam desta área de ensino, pretendem terminá-lo e se possível continuar a estudar na área da saúde. O curso é simultaneamente uma forma de ter uma profissão e obter o 12.º ano.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freitas, João Correia de; Capucho, Joana
Contributor(s) RUN
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