Author(s): Oliveira, Manuela Morilleau de
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/27323
Origin: Repositório Institucional da UNL
Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00693%2F2013/PT;
Author(s): Oliveira, Manuela Morilleau de
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/27323
Origin: Repositório Institucional da UNL
Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00693%2F2013/PT;
UID/EAT/00693/2013 PD/BD/114396/2016
No seguimento das mudanças de paradigma ocorridas nas Ciências Sociais e Humanas, a investigação musicológica internacional procurou reinterpretar narrativas cristalizadas e identificar silêncios e ausências, dando assim “voz”, nomeadamente no contexto que nos interessa, à presença feminina nas narrativas históricas. Esta comunicação pretende explorar o estado da arte do conhecimento em torno das práticas e sociabilidades musicais no seio da Casa da rainha quinhentista D. Catarina de Áustria, alargando em seguida a reflexão a problemáticas desenvolvidas por correntes de investigação como a História Cultural das Mulheres e/ou a Historiografia de Corte, bem como às suas possíveis aplicações ao objeto de estudo em consideração.