Author(s):
Calado, Mariana Carvalho
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/63115
Origin: Repositório Institucional da UNL
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT;
Subject(s): Crítica musical; Francine Benoît; Diário de Lisboa; Imprensa Periódica; Estudos sobre as mulheres; Music
Description
UID/EAT/00963/2013
Vários autores (Ferreira 1995, Schick 1996, Carroll 2009) apontam que a crítica musical cumpre uma função que se pode qualificar de pedagógica pois deve orientar os leitores para a recepção e compreensão das obras tocadas. Neste artigo analiso alguns aspectos da crítica musical escrita por Francine Benoît à luz deste princípio, tendo como ponto de partida diversos exemplos de comentários feitos por Benoît às obras tocadas em concerto (em particular a obras em primeira audição) e à interpretação e técnica dos músicos. As críticas de música analisadas foram recolhidas no Diário de Lisboa e escritas entre 1924 e 1934, década que corresponde aos primeiros de muitos anos de colaboração de Francine Benoît com aquele jornal.