Detalhes do Documento

A função pedagógica da crítica musical

Autor(es): Calado, Mariana Carvalho

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/63115

Origem: Repositório Institucional da UNL

Projeto/bolsa: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT;

Assunto(s): Crítica musical; Francine Benoît; Diário de Lisboa; Imprensa Periódica; Estudos sobre as mulheres; Music


Descrição

UID/EAT/00963/2013

Vários autores (Ferreira 1995, Schick 1996, Carroll 2009) apontam que a crítica musical cumpre uma função que se pode qualificar de pedagógica pois deve orientar os leitores para a recepção e compreensão das obras tocadas. Neste artigo analiso alguns aspectos da crítica musical escrita por Francine Benoît à luz deste princípio, tendo como ponto de partida diversos exemplos de comentários feitos por Benoît às obras tocadas em concerto (em particular a obras em primeira audição) e à interpretação e técnica dos músicos. As críticas de música analisadas foram recolhidas no Diário de Lisboa e escritas entre 1924 e 1934, década que corresponde aos primeiros de muitos anos de colaboração de Francine Benoît com aquele jornal.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados