Author(s): Mirotshnik, Viktoria Livovna
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9077
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Socialização escolar; União Soviética; Identidade; Imigrantes de Leste Europeu
Author(s): Mirotshnik, Viktoria Livovna
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9077
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Socialização escolar; União Soviética; Identidade; Imigrantes de Leste Europeu
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, Especialidade Educação e Desenvolvimento
Esta dissertação aborda a problemática das identidades, da sua formação, da sua produção e das suas dinâmicas históricas. Partindo do reconhecimento da complexidade dos factores e dos domínios da vida social que contribuem para a construção da identidade do individuo, procura-se compreender e interpretar as mudanças que se produziram no núcleo identitário dos imigrantes em Portugal nascidos na antiga União Soviética e socializados no seu sistema educativo. Este trabalho centra-se na hipótese da existência de uma mudança em consequência de uma profunda alteração produzida pelo colapso do sistema soviético, a deslegitimação dos seus princípios e objectivos e uma posterior emigração para Portugal, e que essa alteração incidiu sobre as relações entre individuo e o social, pondo em causa os valores, preferências e orientações adquiridos durante os processos de socialização socialista. O trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira, por meio da análise dos manuais de história em vigor na época da escolarização dos imigrantes, procurou identificar e delinear os principais aspectos da proposta identitária oficial promovida pelo sistema escolar soviético; na segunda etapa, esses resultados foram testados a partir de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra de imigrantes provenientes de países saídos da desagregação da antiga União Soviética, com o propósito de entender a mudança ocorrida nas identificações dessas pessoas e o seu sentido, face à adaptação em Portugal. Constatou-se, por um lado, a presença de características identitárias típicas da educação colectivista e patriótica de matriz soviética, mas por outro a emergência de mudanças nas preferências axiológicas na direcção do individualismo, particularmente nos casos do maior sucesso de adaptação à sociedade de acolhimento.