Autor(es):
Vicente, Romeu ; Ferreira, Tiago M. ; Maio, Rui ; Costa, Alexandre A. ; Estêvão, João Manuel Carvalho ; Varum, Humberto ; Costa, Aníbal ; Oliveira, Carlos S.
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/10717
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Mitigação do risco; Avaliação da vulnerabilidade sísmica; Paredes de fachada de edifícios; Calibração; Danos sísmicos
Descrição
As metodologias disponíveis para estudar a vulnerabilidade sísmica do edificado tradicional de alvenaria em centros urbanos antigos, atendendo à escala e ao número de edifícios a avaliar, diferenciam-se marcadamente pelo volume de trabalho associado ao levantamento de informação, e seu tratamento, decorrente do processo de inspeção e do nível de detalhe associado. A metodologia aqui apresentada para a avaliação da vulnerabilidade sísmica de edifícios em alvenaria é baseada em estudos e levantamentos de danos pós-sismo, que evidenciam algumas das características que governam o comportamento das estruturas de alvenaria de edifícios antigos quando sujeitos à ação sísmica. Estas características são posteriormente tratadas como parâmetros a analisar na definição e construção de um índice de vulnerabilidade. Assim, neste artigo, a metodologia original apresentada é calibrada com base na informação recolhida após o sismo dos Açores de 1998, que infligiu graves danos em grande parte do edificado da Ilha do Faial. Esta calibração permitiu redefinir os pesos dos parâmetros e reclassificar as classes de vulnerabilidade de alguns dos parâmetros da metodologia de avaliação da vulnerabilidade sísmica.