Author(s): Barata, João Pedro Mateus Gonçalves
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/1809
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Turismo; Motivações; Parques Temáticos; Consumidor Infantil
Author(s): Barata, João Pedro Mateus Gonçalves
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/1809
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Turismo; Motivações; Parques Temáticos; Consumidor Infantil
As motivações no turismo devem ser compreendidas como um conceito multidimensional em que diferentes entendimentos sobre os seus construtos são determinantes na decisão do turista (McCabe, 2000). As atracções, nomeadamente os parques temáticos, são a componente principal que impulsiona grande parte da humanidade para viajar. Embora já se tenham realizado investigações sobre as motivações no turismo, investigações sobre o turista infantil são quase inexistentes. O principal objectivo do presente estudo é compreender o que motiva uma criança a desejar viajar e, quais as principais razões para visitar o parque temático Magic Kingdom na Walt Disney World. Para a concretização dos objectivos da investigação foram utilizados métodos e técnicas quer quantitativos quer qualitativos. Numa primeira fase foi realizada observação participante não-estruturada e, de seguida, entrevistas não-estruturas para validar as conclusões da fase anterior. Num terceiro momento foram realizados questionários estruturados a funcionários do parque temático e, por fim, desenvolveu-se uma entrevista não-estruturada a crianças. Com essa finalidade foi utilizado o modelo push e pull de Dann (1977) e Crompton (1979). Os resultados permitem concluir que as crianças são essencialmente “empurradas” a viajar por motivos de animação como a aventura, a excitação e a descoberta. São “puxadas” por alguns dos principais ex-líbris do parque como o fogo-de-artifício, os espectáculos e a fantasia. Conclui-se também que são os factores pull que despoletam a sua necessidade de viajar e é a partir destes que se desenvolvem as motivações intrínsecas. A heterogeneidade das motivações é mais evidente na idade do que no género.