Author(s):
Aquino,Estela M L ; Araujo,Maria Jenny ; Almeida,Maria da Conceição C ; Conceição,Patrícia ; Andrade,Célia Regina de ; Cade,Nágela Valadão ; Carvalho,Marilia Sá ; Figueiredo,Roberta Carvalho de ; Fonseca,Maria de Jesus M da ; Giatti,Luana ; Menezes,Greice Maria de Souza ; Nunes,Maria Angélica ; Souza,Angelita Gomes de ; Vasconcellos-Silva,Paulo R ; Vigo,Alvaro
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Estudos Multicêntricos como Assunto, métodos; Estudos de Coortes; Estudos Longitudinais; Recrutamento de sujeitos de pesquisa; Estratégias de comunicação
Description
OBJETIVO:Apresentar as estratégias de comunicação e recrutamento no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e discutir os resultados alcançados na constituição da coorte.MÉTODOS:As estratégias foram voltadas à divulgação, à institucionalização e ao recrutamento propriamente dito. As ações de comunicação pretenderam promover o fortalecimento de imagem institucional positiva para o estudo, a gestão de conhecimentos e o diálogo eficaz com seu público-alvo. Foi criado web site oficial visando dialogar com diferentes públicos, funcionar como difusor científico e contribuir para a consolidação da imagem do estudo perante a sociedade.RESULTADOS:Foram recrutados 16.435 mulheres e homens, servidores ativos e aposentados de seis instituições públicas de ensino e pesquisa para constituir a coorte de 15.105 participantes. As metas de recrutamento foram plenamente alcançadas nos seis centros, com leve predomínio de mulheres e daqueles mais jovens, e um pouco menos de servidores com menor escolarização.CONCLUSÕES:As estratégias utilizadas se mostraram adequadas e essenciais para o sucesso da captação e participação dos servidores.