Document details

A comunicação do diagnóstico "sombrio" na relação médico-paciente entre estudantes de Medicina: uma experiência de dramatização na educação médica

Author(s): Jucá,Natalia Braga Hortêncio ; Gomes,Annatália Meneses de Amorim ; Mendes,Lucas Silvestre ; Gomes,Diego Morais ; Martins,Bruna Vitória Lima ; Silva,Carlos Maximiliano Gaspar Carvalho ; Lino,Carolina Arcanjo ; Augusto,Kathiane Lustosa ; Caprara,Andrea

Date: 2010

Origin: Oasisbr

Subject(s): Psicodrama; Desempenho de Papéis; Relações Médico-Paciente; Estudantes de Medicina; Educação Médica


Description

O objetivo do trabalho foi apresentar a dramatização como prática para a humanização da relação médico- paciente entre estudantes do terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Por meio de metodologia qualitativa, aplicaram-se perguntas referentes aos sentimentos vivenciados enquanto na posição de médicos e de pacientes, e à vivência com a técnica, após a mesma ser apresentada em sala de aula (n=24).Os dados permitiram identificar que os temas abordados se referiam a doenças graves e perdas. Em relação aos sentimentos, no papel tanto de paciente quanto de médico, demonstraram angústia, impotência, apreensão,medo e ansiedade. Expressaram dificuldades frente ao diagnóstico e à transmissão de má notícia, ao mesmo tempo em que valorizaram a construção do vínculo médico-paciente. Frente à experiência, destacaram a técnica como geradora de auto conhecimento e vivência da futura profissão. Estudos prospectivos devem ser realizados para avaliar o impacto dessa estratégia na humanização da relação médico- paciente e educação médica, explorando o máximo de potencialidade frente às suas limitações.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents