Author(s):
Dias,Cristina Maria Ganns Chaves ; Siqueira,Marcello Rebello Lignani ; Lessa,Leticia Peixoto ; Moreira,Tiago Stanley ; Freitas,Rafaela Teixeira ; Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de ; Bernini,Alesson Filipi ; Mendonça,Bianca Gazolla ; Oliveira,Felipe Alves de ; Moreira,Larissa Beatriz do Carmo ; Ribeiro,Lucas Mota ; Nogueira,Lucianne Thais Alves ; Maia,Polyana Mendes ; Sales,Samuel de Souza ; Ferreira,Mariana ; Junqueira,Tulio da Silva ; Cotta,Rosangela Minardi Mitre
Date: 2012
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação Médica; Prática Profissional; Formação de Recursos Humanos
Description
Como parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.