Autor(es):
Saraiva,Thiago de Vasconcelos ; Cruz,Marcondes Pimentel ; Carneiro,Jamille Fernandes ; Silva,Wanderson Clemente Barros da ; Medeiros Neto,Francisco Gerardo ; Vieira,Ângela Magalhães ; Val,Danielle Rocha do ; Oliveira,Isaura Nelsivania Sombra ; Souza,Marcelo Marques Simões de ; Chaves,Hellíada Vasconcelos ; Cristino Filho,Gerardo ; Pinto,Vicente de Paulo Teixeira ; Bezerra,Mirna Marques
Data: 2016
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Alternativas ao Uso de Animais; Bioética; Ensino; Farmacologia; Educação Médica
Descrição
RESUMO De acordo com a Lei Arouca (Lei n° 11.794 – 2008), que estabelece critérios para “a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional”, tem-se que, “sempre que possível, as práticas de ensino deverão ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de forma a permitir sua reprodução para ilustração de práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com animais”. O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um software (Pharmasoftware®) como método alternativo de ensino em Farmacologia no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. Para a certificação, foram utilizados dois grupos de alunos, um em aula prática convencional e outro com o Pharmasoftware®. A análise dos resultados revelou que ambas as atividades foram igualmente eficazes em auxiliar na consolidação do tema Vias de Administração dos Fármacos, evidenciando, assim, o Pharmasoftware® como uma ferramenta capaz de auxiliar no ensino da Farmacologia e, ainda, de fomentar a implantação de outros métodos alternativos de ensino de Farmacologia nas Instituições de Ensino Superior.