Document details

Ensino e Aprendizagem em Odontologia: Análise de Sujeitos e Práticas

Author(s): Lage,Ramayana Heringer ; Almeida,Stephanie Karla Tito Teixeira de ; Vasconcelos,Geni Amélia Nader ; Assaf,Andréa Videira ; Robles,Fábio Renato Pereira

Date: 2017

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação em Odontologia; Recursos Humanos em Odontologia; Educação Baseada em Competências; Processo Ensino-Aprendizagem; Educação Médica; Sistema Único de Saúde


Description

RESUMO O presente estudo pedagógico objetivou investigar o processo de formação em Odontologia com base na visão dos gestores, docentes e discentes de um curso de Odontologia em uma instituição de ensino superior (IES) – Faculdade de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (FO/ISNF/UFF). A amostra não probabilística foi composta por 98 sujeitos (8 gestores, 28 docentes e 62 alunos), que foram entrevistados ou responderam a questionários semiestruturados. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e representações sociais. Os resultados apontaram que 49,0% e 76,5% do corpo docente e discente da IES não têm conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). As sugestões de melhoria incluíram a oferta de cursos de formação continuada em docência, inclusive a respeito das DCN, melhorias na infraestrutura do campus universitário e uma relação professor/aluno mais compatível. O estudo permitiu verificar algumas deficiências nas práticas e posturas, percebidas pelos sujeitos entrevistados. Entretanto, parece haver uma relevante preocupação de alguns sobre um alinhamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) com as DCN.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents