Detalhes do Documento

Utilizando técnicas de ensino participativas como instrumento de aprendizagem e sensibilização do manejo da lactação para profissionais de enfermagem de uma maternidade

Autor(es): Moreira,Patricia Luciana ; Fabbro,Márcia Regina Cangiani

Data: 2005

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Aleitamento materno; Equipe de enfermagem; Educação continuada


Descrição

Para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, o profissional de saúde precisa adquirir e incorporar, além do conhecimento em aleitamento materno e competências clínicas, habilidades de comunicação para interagir com a nutriz. Descrever uma proposta educativa para o manejo e incentivo do aleitamento materno a profissionais da equipe de enfermagem de uma maternidade do interior de São Paulo. A metodologia utilizada consistiu em aulas expositivas dialogadas, dinâmicas de grupo, dramatização e debates com o objetivo de estimular um olhar crítico e amplo, abarcando aspectos sociais, culturais, econômicos que envolvem a amamentação e que propiciem ao profissional uma reflexão sobre sua prática profissional. Além destes, utilizamos pré e pós-teste, auto-testes e a prática clínica. Os resultados satisfatórios tanto no pré-teste, pós-teste e auto-teste como na participação efetiva dos envolvidos com os trabalhos nos mostram que uma proposta educativa que privilegie uma maior participação e interação mostrou-se eficaz para abordar temas complexos que envolvem múltiplos aspectos como o aleitamento materno. Acreditamos que mudanças nas práticas de saúde não dependem também da sensibilização deste profissional para incorporar estes conhecimentos a sua prática profissional.

Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.