Autor(es): Azevedo,Albert Lengruber de ; Araújo,Sílvia Teresa Carvalho de ; Vidal,Veronica Lopes Louzada
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Comunicação; Saúde mental
Autor(es): Azevedo,Albert Lengruber de ; Araújo,Sílvia Teresa Carvalho de ; Vidal,Veronica Lopes Louzada
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Comunicação; Saúde mental
Objetivo Identificar como o estudante de Enfermagem percebe a comunicação do paciente na saúde mental e descrever como tal percepção influencia em sua própria comunicação para o cuidado. Métodos Qualitativo, com produção artística individual após relaxamento com música instrumental e desenho em cubo planificado. A análise de palavras e frases enunciadas no coletivo evidenciou a unidade temática sobre a percepção da comunicação através dos sentidos corporais compartilhada por 23 estudantes do sétimo período do curso de Enfermagem. Resultados A produção demonstra a comunicação percebida, verbalizada e indicativa de intervenção, aproximação, escuta ampliada e atenção. Os sentidos corporais percebem comportamento, linguagem, transtornos, mecanismos de defesa, aproximação e necessidades de melhorias no cuidado. Conclusão Os sentidos corporais do estudante registram e expressam a comunicação verbal e não verbal do paciente com transtorno mental por meio de sensações, do comportamento e das condições de higiene do corpo, que emanam necessidades de cuidado.