Author(s):
Sade,Priscila Meyenberg Cunha ; Peres,Aida Maris ; Zago,Daniele Potrich Lima ; Matsuda,Laura Misue ; Wolff,Lillian Daisy Gonçalves ; Bernardino,Elizabeth
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Avaliação de programas e projetos de saúde; Educação continuada em Enfermagem; Autoavaliação; Hospitais de ensino
Description
Resumo Objetivo Avaliar os efeitos de um programa de educação permanente em enfermagem de uma organização hospitalar. Métodos Estudo avaliativo, cuja coleta de dados ocorreu de maio a setembro de 2016 a partir da aplicação de instrumento tipo Likert aos 147 profissionais de enfermagem participantes de um programa de educação permanente de um hospital de ensino do Sul do Brasil. Utilizou-se uma plataforma eletrônica, Quicktapsurvey®, com uso de tablets. Os dados foram analisados por meio dos softwares R e Statistical Package for the Social Scienses®. Resultados Houve efeito positivo, indicando que os conhecimentos e habilidades adquiridos nas ações educativas propostas pelo programa de educação permanente foram transferidos para o contexto do trabalho. Conclusão A utilização do instrumento de avaliação mostrou-se efetivo para apoiar o planejamento e execução do programa no cenário da pesquisa e pode contribuir para outras organizações hospitalares em situações semelhantes.