Detalhes do Documento

Efeito da simulação clínica na retenção do conhecimento de estudantes de enfermagem

Autor(es): Araújo,Marília Souto de ; Medeiros,Soraya Maria de ; Costa,Raphael Raniere de Oliveira ; Coutinho,Verónica Rita Dias ; Mazzo,Alessandra ; Sousa,Yanna Gomes de

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Simulação; Emergências; Conhecimento; Estudantes de enfermagem; Atenção Primária à Saúde


Descrição

Resumo Objetivo Identificar o efeito da simulação clínica no desempenho cognitivo imediato e retido de estudantes do curso técnico de enfermagem acerca da atuação nas emergências na Atenção Primária à Saúde. Métodos Estudo de intervenção, do tipo antes e depois, realizado com 46 estudantes do curso técnico em enfermagem. Estes foram alocados em dois grupos: controle e experimental. O grupo controle teve acesso a uma aula teórica com demonstração de habilidade. O grupo experimental teve acesso a sessão de simulação com quatro cenários. Além da caracterização sociodemográfica, os estudantes responderam a um teste de conhecimento em três momentos, a saber: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio (após 30 dias). Adotou-se um nível de significância de 5%, através da utilização do teste de Mann-Whitney e de Kruskal Wallis, Resultados Houve diferença estatística entre as medianas do grupo controle e experimental no pós-teste tardio (p valor = 0,038), dessa forma, os estudantes do grupo experimental retiveram mais conhecimento que os do grupo controle. Conclusão A aprendizagem a partir da simulação clínica conferiu scores e retenção do conhecimento maiores comparados àqueles adquiridos por meio de aula expositiva com demonstração de habilidades.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.