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Efetividade de tecnologia educacional para prevenção de quedas em ambiente hospitalar

Autor(es): Ximenes,Maria Aline Moreira ; Brandão,Maria Girlane Sousa Albuquerque ; Macêdo,Thamires Sales ; Costa,Mágila Maria Feijão da ; Galindo Neto,Nelson Miguel ; Caetano,Joselany Áfio ; Oriá,Mônica Oliveira Batista ; Barros,Lívia Moreira

Data: 2022

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Educação em saúde; Acidentes por quedas; Prevenção de acidentes; Tecnologia educacional; Hospitais


Descrição

Resumo Objetivo Avaliar a efetividade de intervenção educativa mediada por tecnologia impressa no conhecimento sobre prevenção de quedas em pacientes hospitalizados. Método Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, aplicou uma intervenção educativa mediada por cartilha. O estudo incluiu 86 pacientes hospitalizados em clínica médica-cirúrgica. Utilizou-se teste de conhecimento sobre prevenção de quedas contendo 12 questões, o qual, foi previamente validado por profissionais com expertise em segurança do paciente. O teste de McNemar foi aplicado, para avaliar de forma pareada, as respostas do teste antes e após a intervenção educativa. Resultados Observou-se que, antes da intervenção, todas as questões do instrumento tiveram menos acertos. Houve associação entre mudança de conhecimento com: percepção sobre causas de quedas durante a internação (p=0,008); eventos considerados como queda (p=0,000); utilização de meios de apoio à mobilidade (p=0,000); dificuldade de visão e audição como fator de risco (p=0,000); o uso de medicamentos (p=0,000); importância de informar o profissional sobre o histórico de quedas (p=0,007); práticas gerais de prevenção (p=0,000); cuidados relacionados ao ambiente (p=0,000) e a prática de exercícios durante a hospitalização (p=0,000). Conclusão A intervenção educativa com uso da cartilha foi efetiva quanto a orientação sobre riscos de quedas em pacientes adultos hospitalizados.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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