Detalhes do Documento

PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Autor(es): Rodrigues,Andressa Peripolli ; Dodt,Regina Claudia Melo ; Oriá,Mônica Oliveira Batista ; Almeida,Paulo César de ; Padoin,Stela Maris de Mello ; Ximenes,Lorena Barbosa

Data: 2017

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Autoeficácia; Promoção da saúde; Educação em saúde; Aleitamento materno; Enfermagem


Descrição

RESUMO Objetivo: avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" na promoção da autoeficácia em amamentar. Método: foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias). Resultados: encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05). Conclusão: houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro: RBR-6srs33.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo