Detalhes do Documento

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ENFERMAGEM: FENÔMENO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL

Autor(es): Backes,Dirce Stein ; Zamberlan,Claudia ; Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de ; Backes,Marli Terezinha Stein ; Sousa,Francisca Georgina Macêdo de ; Lomba,Maria de Lurdes Lopes de Freitas

Data: 2018

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Educação em enfermagem; Educação superior; Dinâmica não linear; Qualidade


Descrição

RESUMO Objetivo: refletir sobre a educação de qualidade na Enfermagem como fenômeno complexo e multidimensional. Método: trata-se de um estudo teórico-reflexivo desenvolvido e sistematizado em cinco unidades de reflexão: ambientes de aprendizagem significativa; metodologias ativas; convivência em realidades distintas; Redes colaborativas; e, Abordagens complexas de intervenção. Resultados: a análise das unidades de reflexão, à luz do pensamento complexo, demonstraram que a aprendizagem, na contemporaneidade, não pode mais ser concebida como processo pontual e linear. A educação de qualidade está relacionada à ampliação das interações e associações sistêmicas e à capacidade de fortalecer a interlocução com a realidade complexa e em constante mudança. Conclusão: necessita-se transcender o paradigma da simplificação e considerar a complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.