Document details

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ENFERMAGEM: FENÔMENO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL

Author(s): Backes,Dirce Stein ; Zamberlan,Claudia ; Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de ; Backes,Marli Terezinha Stein ; Sousa,Francisca Georgina Macêdo de ; Lomba,Maria de Lurdes Lopes de Freitas

Date: 2018

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação em enfermagem; Educação superior; Dinâmica não linear; Qualidade


Description

RESUMO Objetivo: refletir sobre a educação de qualidade na Enfermagem como fenômeno complexo e multidimensional. Método: trata-se de um estudo teórico-reflexivo desenvolvido e sistematizado em cinco unidades de reflexão: ambientes de aprendizagem significativa; metodologias ativas; convivência em realidades distintas; Redes colaborativas; e, Abordagens complexas de intervenção. Resultados: a análise das unidades de reflexão, à luz do pensamento complexo, demonstraram que a aprendizagem, na contemporaneidade, não pode mais ser concebida como processo pontual e linear. A educação de qualidade está relacionada à ampliação das interações e associações sistêmicas e à capacidade de fortalecer a interlocução com a realidade complexa e em constante mudança. Conclusão: necessita-se transcender o paradigma da simplificação e considerar a complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents