Document details

Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do ensino médio no Brasil entre 2004 e 2008

Author(s): Asinelli-Luz,Araci ; Cunha,Josafá Moreira da

Date: 2011

Origin: Oasisbr

Subject(s): discriminação; homofobia; escola; ensino médio


Description

A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de 6.414.302 estudantes com idade entre 16 e 25 anos disponíveis no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados à homofobia entre concluintes do ensino médio: (1) sofrer discriminação homofóbica, (2) presenciar discriminação homofóbica e (3) admitir homofobia. A análise da associação entre a homofobia e a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que sofreram discriminação.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents