Author(s): Marques,Rafaela Nunes ; Müller,Fernanda
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Antropologia Educacional; Disputa; Interação social; Jogo de damas; Recreio escolar
Author(s): Marques,Rafaela Nunes ; Müller,Fernanda
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Antropologia Educacional; Disputa; Interação social; Jogo de damas; Recreio escolar
RESUMO O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida.