Detalhes do Documento

Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta

Autor(es): Martins,Carla ; Barreto,Ana Luísa ; Castiajo,Paula

Data: 2013

Origem: SciELO Portugal

Assunto(s): Teoria da mente; Idade escolar; Adolescência; Idade adulta; Avaliação


Descrição

A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais - desejos, cognições, crenças e emoções - a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados