Detalhes do Documento

Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico

Autor(es): Fujita,Júnia Aparecida Laia da Mata ; Carmona,Elenice Valentim ; Shimo,Antonieta Keiko Kakuda ; Mecena,Elizane Henrique de

Data: 2016

Origem: SciELO Portugal

Assunto(s): Educação em enfermagem; Ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Jogos e brinquedos


Descrição

Este estudo objetivou relatar a experiência do uso da metodologia da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem, bem como os resultados alcançados. A experiência se deu com 52 alunos de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Curitiba, Paraná, Brasil. Foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade - Prática. A experiência resultou na criação de dez brinquedos terapêuticos. Foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender às atuais demandas em saúde.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.