Detalhes do Documento

Exergames como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa

Autor(es): Corte,Jaime Della ; Telles,Silvio de Cassio Costa ; Martins Soares Della Corte,Ana Paula ; Souza,Priscila Alves de ; Castro,Juliana Brandão Pinto de ; Pinheiro Lima,Vicente ; de Alkmim Moreira Nunes,Rodolfo ; Farias da Costa,Marcella Albaine

Data: 2021

Origem: SciELO Portugal

Assunto(s): Aprendizagem motora; pessoa com deficiência; inclusão educacional; jogo digital; revisão integrativa.


Descrição

Resumo Esta revisão integrativa da literatura objetivou analisar os exergames como possibilidade de recurso pedagógico motivador para o aumento da prática de exercícios físicos e gasto energético nas aulas de Educação Física. Foram uti lizados os descritores “Educação Física”, “exergames”, “videogames”, “jogos eletrónicos” e “inclusão”, nas bases de dados eletrónicas MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration e Google Scholar. Foram selecionados 16 artigos originais indexados pelo Qualis Perió dicos (nove em português e sete em inglês), categorizados em exergames e a influência motivadora; exergames e gasto energético; exergames e alunos com deficiência. Os resultados indicaram que o uso dos exergames como interven ção pode ser uma alternativa pedagógica motivadora e ferramenta de aumento do gasto energético na prática de exercícios físicos nas aulas de Educação Física, pois abarcam o movimento corporal conjugado à ludicidade e incitação, sendo bem aceite pelos alunos sem ou com deficiência. Compreende-se que o caráter do divertimento que os exergames apresentam pode ser um dispositivo facilitador. O mundo fantasioso criado pela ludicidade dos jogos digitais, que requerem realização de atividades físicas, possibilita aumentar o gasto energético e colabora na aprendizagem e desenvolvimento motor.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.