Author(s):
Neves,João ; Ramalho,Ana Rita ; Ascenção,Ricardo ; Martins,Alfredo ; Ferrão,Cláudia ; Neves,Isabel ; Maia,José Miguel ; Meireles,Mariana ; Calisto,Raquel ; Barros,Rui ; Leuschner,Pedro
Date: 2025
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): Doenças Respiratórias; Educação Baseada em Competências; Internato e Residência; Medicina Interna/educação.
Description
Resumo Introdução: As doenças respiratórias são uma das principais causas de morbidade e mortalidade no país e na Europa. O Programa de Formação da Especialidade de Medicina Interna contempla o domínio de conhecimentos nesta área, mas de uma forma genérica. Apresentamos uma proposta curricular para formação em doenças respiratórias na Medicina Interna em Portugal, inspirada pelas recomendações da European Respiratory Society, visando adaptar e harmonizar a formação na área das doenças respiratórias. Desenvolvemos uma proposta que inclui milestones e entrustable professional activities, com o objetivo de facilitar uma avaliação baseada em competências. Esta abordagem inovadora permite que o currículo seja flexível, ajustando-se ao ritmo de aprendizagem individual dos Internos de Formação Especializada (IFE) independentemente do tempo decorrido desde o início do internato. Métodos: Utilizamos questionários enviados a Internistas com experiência na abordagem de doentes respiratórios, diretores de serviço, responsáveis locais pela formação e internos de formação Especializada de Medicina Interna para garantir um consenso abrangente sobre as competências que devem ser integradas na formação. Resultados: Os resultados das 88 respostas obtidas, indicam um forte consenso para a inclusão de 196 objetivos dos 262 inicialmente analisados, com 97 desses objetivos recebendo uma recomendação forte por todos os grupos consultados. Discutimos como a nossa proposta curricular pode beneficiar tanto os formandos quanto os formadores, alinhando a formação com as competências cruciais exigidas à prática de Medicina Interna. Conclusão: Em conclusão, propomos uma melhoria significativa na formação em Medicina Interna na área respiratória, fundamentada num amplo consenso e na capacidade de adaptar o ensino às necessidades individuais dos internos, o que promove uma educação médica mais dinâmica e orientada para a competência prática.