Author(s):
Camargo,Joyce da Costa Silveira de ; Urasaki,Maristela Belletti Mutt ; Albuquerque,Rosemeire Sartori de ; Serra,Ana Rute de Jesus Freitas ; Mendonça,Maria Emília Bulcão Macedo ; Néné,Manuela ; Grande,Maria Catarina L. R.
Date: 2022
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): parto normal; parto humanizado; enfermeiras obstétricas; teoria de enfermagem; cuidados de enfermagem; assistência integral à saúde
Description
Resumo Enquadramento: O modelo de cuidados prestados durante o parto na água é interpessoal, integral e respeitado. Objetivo: Conhecer a perceção das mulheres sobre os cuidados recebidos pelas enfermeiras especialistas de saúde materna e obstétrica durante o parto na água na perspetiva da teoria de enfermagem de Jean Watson. Metodologia: Investigação empírica, qualitativa, interpretativa com 24 mulheres portuguesas que vivenciaram o parto na água no hospital ou no domicílio, com tratamento dos dados baseados no método de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: A partir das narrativas, emergiram cinco categorias - ambiente acolhedor; a mulher no controlo do seu próprio parto; relação de confiança; expectativas correspondidas e o companheiro como parte do processo. Conclusão: O Processo Clinical Caritas foi percebido nas narrativas através do respeito e do carinho durante os cuidados prestados, proporcionando uma relação e cooperação, que promoveu posteriormente uma cura interior através desse processo de cuidados. A perceção das participantes do estudo quanto aos cuidados recebidos revelou um ambiente seguro, íntimo, respeitado, acolhedor, sem intervenções desnecessárias, favorável e amparado pelo companheiro.