Author(s):
Guarda,Laíse Escalianti Del’Alamo ; Vieira,Géssica Borges ; Castral,Thaíla Correa ; Fernandes,Ananda Maria ; Santos,José Marcos de Jesus ; Leite,Adriana Moraes ; Ribeiro,Laiane Medeiros
Date: 2022
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): capacitação profissional; transferência de conhecimento; vacinação; manejo da dor; pediatria; educação em enfermagem
Description
Resumo Enquadramento: Knowledge Translation (KT) permite a aplicabilidade eficaz e dinâmica de evidências científicas na prática clínica. Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção multifacetada baseada na KT para capacitação de profissionais de saúde na gestão da dor na vacinação em crianças. Metodologia: Estudo quase-experimental realizado entre agosto e dezembro de 2017, com nove profissionais de enfermagem atuantes em salas de vacinação de duas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Realizou-se as fases Preparação e Implementação da estratégia multifacetada Evidence-based Practice for Improving Quality (EPIQ), na perspectiva da KT. Resultados: As fases da EPIQ permitiram a identificação de barreiras e facilitadores na vacinação em crianças, além do estabelecimento de metas e estratégias e mudança no conhecimento dos profissionais. Houve um acréscimo de 13,9% no percentual médio de respostas corretas no pós-teste (p = 0,036), sendo a temática “gestão da dor” a que apresentou maior efetividade (92,8%). Conclusão: A utilização da estratégia multifacetada EPIQ, baseada na KT, melhorou a aquisição de conhecimentos relacionados à gestão da dor na vacinação em crianças.