Autor(es): Chora,Mara ; Monteiro,Lígia ; Ramos,Madalena ; Amaral,Rita
Data: 2019
Origem: SciELO Portugal
Assunto(s): Pai; estilos parentais; práticas de socialização emocional; compreensão emocional; pré-escolar
Autor(es): Chora,Mara ; Monteiro,Lígia ; Ramos,Madalena ; Amaral,Rita
Data: 2019
Origem: SciELO Portugal
Assunto(s): Pai; estilos parentais; práticas de socialização emocional; compreensão emocional; pré-escolar
Os pais são figuras centrais no desenvolvimento emocional da criança durante os seus primeiros anos de vida, com a literatura a focar-se, essencialmente, no impacto da mãe na aquisição e desenvolvimento da compreensão emocional (CE), apesar de evidências recentes indicarem a importância que as práticas paternas poderão ter neste domínio. O presente estudo analisou o efeito dos estilos parentais e das práticas de socialização das emoções negativas do pai na CE das crianças, numa amostra de 75 pais e crianças portuguesas em idade pré-escolar. Os pais reportaram os seus estilos parentais e práticas através dos questionários PSDQ e CCNES, respetivamente. A CE foi avaliada pelo TEC. Verificou-se uma associação negativa entre a CE e o estilo permissivo e as reações de perturbação, e uma associação positiva com a idade da criança. Os resultados são discutidos equacionando características dos estilos e práticas paternas e o seu possível impacto na CE da criança.