Document details

Educação em saúde ou projeto terapêutico compartilhado? O cuidado extravasa a dimensão pedagógica

Author(s): Slomp Junior,Helvo ; Feuerwerker,Laura Camargo Macruz ; Land,Marcelo Gerardin Poirot

Date: 2015

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação permanente em saúde; Educação em saúde; Projeto terapêutico


Description

Pesquisa que teve como objetivo geral compreender as possibilidades de contribuição da homeopatia na construção de projetos terapêuticos cuidadores, em oficinas multiprofissionais de educação permanente em saúde, no contexto da atenção básica. Como analisadores foram escolhidos os incômodos que os trabalhadores da saúde manifestaram com relação ao seu processo de trabalho e a emergência, nos primeiros encontros com as equipes, do tema da educação em saúde, que motivou a produção deste artigo. Discute-se o território existencial “ser profissional de saúde” como sendo instituído a partir de uma concepção de educação como referente significante, e de certa missão intervencionista como valor transcendente. Observou-se ao longo das oficinas um esvaecimento da importância do tema da educação em saúde, por vezes até desaparecendo das discussões, na medida em que os projetos terapêuticos cuidadores se constituíam. Conclui-se que tal esvaecimento consistiu em um processo de desterritorialização no sentido de uma pactuação com o usuário, tido ao final como um interlocutor válido; e que o cuidado ultrapassa a dimensão estritamente pedagógica.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents