Document details

Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar

Author(s): Silva,Jorge Luiz da ; Figueiredo,Glória Lúcia Alves de ; Nascimento,Lilian Cristina Gomes do ; Beretta,Regina Célia de Souza ; Fernandez,José Eugenio Rodrígues ; Pereira,Beatriz Oliveira

Date: 2022

Origin: Oasisbr

Subject(s): bullying; violência escolar; habilidades sociais; competência social


Description

Resumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents