Detalhes do Documento

BULLYING E MECANISMOS DE DESENGAJAMENTO MORAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METANÁLISE

Autor(es): Oliveira,Wanderlei Abadio de ; Silva,Jorge Luiz da ; Risk,Eduardo Name ; Komatsu,André Vilela ; Silva,Marta Angélica Iossi ; Santos,Manoel Antônio dos

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): desenvolvimento moral; violência escolar; bullying


Descrição

RESUMO O bullying é um dos principais problemas enfrentados por crianças e adolescentes nas escolas. Este estudo teve por objetivo examinar evidências disponíveis na literatura sobre o efeito do desengajamento moral no envolvimento de estudantes em situações de bullying. Para tanto, foi realizada revisão sistemática com metanálise e consulta a oito bases de dados. As publicações elegíveis foram analisadas por meio da análise conceitual e do pacote estatístico Metafor. O estudo foi registrado na base PROSPERO. No total, 15 artigos foram incluídos na revisão. Os dados evidenciam que o desengajamento moral é um forte preditor para o comportamento de bullying (OR 0,27; IC95%: 0,18, 0,35) e estudantes propensos a se desengajarem moralmente podem praticar mais bullying quando comparados com estudantes com maior engajamento moral. Conclui-se que fatores cognitivos relacionados ao desengajamento moral devem ser incluídos na discussão do fenômeno, bem como ser considerados nas propostas de intervenção antibullying.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.