Detalhes do Documento

Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda

Autor(es): Bernardo,Lucas Andreolli ; Tholl,Adriana Dutra ; Nitschke,Rosane Gonçalves ; Viegas,Selma Maria da Fonseca ; Schoeller,Soraia Dornelles ; Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis ; Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Surdez; Pessoas com Deficiência Auditiva; Estudantes; Atividades Cotidianas; Assistência à Saúde


Descrição

Resumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.