Detalhes do Documento

Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem

Autor(es): Zanchetta,Margareth Santos ; Fredericks,Suzanne ; Mina,Elaine Santa ; Schwind,Jasna ; Sidani,Souraya ; Miranda,Joyal ; Santos,Walterlânia Silva ; Bookey-Bassett,Susan ; Ehtesham,Negin ; Ziegler,Erin ; Fernandes,Jean-Pierre ; Lee,Ken ; Bailey,Annette ; Espin,Sherry ; Rose,Donald ; Lee,Charlotte

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Aprendizagem; Ensino; Estudantes de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Programas de Graduação em Enfermagem


Descrição

Resumo Objetivos Descrever a experiência da implementação de um programa de treinamento de assistente de pesquisa voluntário para graduandos canadenses de Enfermagem, objetivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e escrita, métodos de pesquisa e análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como o planejamento de suas carreiras e o avanço de seus papéis relacionados à pesquisa e às oportunidades administrativas e de liderança. Método Estudo descritivo com relato de experiência sobre o processo de treinamento para um novo papel profissional relativo ao engajamento dos graduandos em 11 oficinas, cada uma com duração de uma hora e o processo de apoiá-los para assumir papéis profissionais e de liderança. Resultados Os graduandos demonstraram comprometimento em todas as fases do treinamento. Destaca-se, ainda, o interesse por assumirem a liderança em atividades práticas que redefinem seu perfil profissional. Essa experiência contribuiu para construir e nutrir relações intelectuais docentes-graduandos. Os graduandos expandiram suas redes profissionais e a relação com o mentor de carreira, estão desenvolvendo suas habilidades práticas e relataram confiança em se candidatar para cargos de assistentes de pesquisa. Conclusão e implicações para a prática O treinamento pode instrumentalizá-los para escolhas de planos de carreira, ingresso no mercado de trabalho e a construção de plano para desenvolvimento profissional. O desejo genuíno dos docentes de Enfermagem, apoiando uma nova geração de enfermeiros, culminou nessa experiência de empoderamento mútuo.

Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.