Document details

Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares

Author(s): Rodrigues,Ivaneide Leal Ataíde ; Nogueira,Laura Maria Vidal ; Pereira,Alexandre Aguiar ; Abreu,Paula Daniella de ; Nascimento,Lucila Castanheira ; Vasconcelos,Eliane Maria Ribeiro de ; Silva,Marta Angélica Iossi ; Santos,Claudia Benedita dos

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação em Saúde; Tuberculose; Criança; Tecnologia Educacional; Estudos de Validação


Description

Resumo Objetivo validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Método estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2. Resultados os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia. Conclusão e implicações para a prática a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents