Author(s): Blasca,Wanderléia Quinhoneiro ; Mantovani,Danilo Alves ; Campos,Patrícia Danieli ; Ascencio,Ana Carolina Soares ; Campos,Karis de ; Alvarenga,Katia de Freitas
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Ciência; Tecnologia; Acústica; Educação
Author(s): Blasca,Wanderléia Quinhoneiro ; Mantovani,Danilo Alves ; Campos,Patrícia Danieli ; Ascencio,Ana Carolina Soares ; Campos,Karis de ; Alvarenga,Katia de Freitas
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Ciência; Tecnologia; Acústica; Educação
OBJETIVO: avaliar a eficácia de um material didático elaborado em CD-ROM a respeito do tema Acústica e Psicoacústica no aprendizado do aluno de graduação do Curso de Fonoaudiologia. MÉTODO: o estudo foi realizado na Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (USP). Participaram desse estudo 17 alunos do segundo ano do Curso de Fonoaudiologia, sendo 07 alunos do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP e 10 alunos do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Norte Paulista. Cada aluno participante do programa recebeu o CD ROM gratuitamente e permaneceu com o mesmo por um período de 15 dias com a finalidade de estudá-lo. A avaliação do aprendizado do aluno foi realizada em dois momentos, no pré e no pós-teste. De forma a cumprir o objetivo, foi utilizada avaliação escrita em forma de questionário de múltipla escolha contendo questões abrangentes referentes aos sub-temas Acústica e Psicoacústica. RESULTADOS: verificou-se resultados estatisticamente significantes entre as avaliações com p=0,0003 (teste não-paramétrico de Wilcoxon), sendo que no pré-teste a pontuação dos alunos foi em média 29,82% e no pós-teste foi 91,76%, 100% dos alunos concordaram que o material utilizado proporcionou maior entendimento a respeito do tema. CONCLUSÃO: o CD-ROM contribuiu de forma significante para o aprendizado do aluno.