Autor(es): Siqueira,Lucíola D'Emery ; Andrade,Cibele Aparecida da Silva ; Rissoni,Thamara Chrystina de Andrade ; Azevedo,Renata ; Maeda,Sayuri Tanaka
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Qualidade de Vida; Voz; Promoção da Saúde; Estudantes
Autor(es): Siqueira,Lucíola D'Emery ; Andrade,Cibele Aparecida da Silva ; Rissoni,Thamara Chrystina de Andrade ; Azevedo,Renata ; Maeda,Sayuri Tanaka
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Qualidade de Vida; Voz; Promoção da Saúde; Estudantes
RESUMO: Objetivo: avaliar o impacto da voz na qualidade de vida e conhecer os cuidados pessoais relacionados à saúde vocal entre estudantes universitários, e, relacionar qualidade de vida e cuidados vocais. Métodos: trata-se de um estudo transversal, com aplicação do protocolo Qualidade de Vida e Voz e um questionário para conhecer os cuidados relacionados à voz em 56 estudantes que participaram de uma intervenção educativa. Resultados: a média dos escores do protocolo foi de médio impacto para os domínios físico (72,45) e global (77,4), baixo impacto para o domínio socioemocional (85). Em relação aos cuidados com a saúde vocal, caracterizaram-se como saberes de senso comum, concentrados em ações da fisiologia das pregas vocais. Não houve diferença estatística do impacto da voz na qualidade de vida entre os estudantes que lecionavam e aqueles que apenas estudavam. Conclusão: o estudo evidenciou que os estudantes não têm grandes problemas com o impacto da voz na sua qualidade de vida. O estudante durante a graduação não dispõe de conhecimentos suficientes em relação aos cuidados com a voz, o que torna fundamental abordar esse tema na formação profissional. Percebeu-se a necessidade de fomentar um processo de conscientização do autocuidado e de reflexões críticas acerca das condições laborais impostas ao professor.