Autor(es):
Belém,Jameson Moreira ; Alves,Maria Juscinaide Henrique ; Quirino,Glauberto da Silva ; Maia,Evanira Rodrigues ; Lopes,Maria do Socorro Vieira ; Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): avaliação educacional; educação em enfermagem; estágio clínico; atenção primária à saúde; saúde coletiva
Descrição
Resumo Neste ensaio teórico-reflexivo, desenvolvemos uma discussão a respeito da avaliação da aprendizagem no processo de formação da assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva no decorrer do estágio supervisionado. Dialogamos com autores da Saúde Coletiva e da avaliação da aprendizagem por competências, principalmente da medicina, que foram pioneiros nesse debate, empregando o modelo hierárquico-conceitual de avaliação de competências proposto por George Miller. Procuramos contribuir ao apresentar possibilidades de métodos, instrumentos e procedimentos de avaliação da aprendizagem em contextos somativos ou formativos, perspectivas e tendências da avaliação do processo de ensino-aprendizagem na área da Enfermagem. Constatamos que a avaliação por competências necessita ser mais discutida para estar alinhada às mudanças curriculares em curso e às demandas de formação de perfis profissionais em consonância com as necessidades e princípios do Sistema Único de Saúde.