Autor(es):
Lima,Cássio de Almeida ; Oliveira,Ana Júlia Soares ; Freitas,Wesley Miranda Lourenço de ; Lopes,Heráclito Henrique Santana ; Montes,Guilherme Adriano dos ; Silva,Priscylla Guimarães ; Lima,Celina Aparecida Gonçalves ; Leite-Filho,Geraldo Alemandro ; Parrela,Ellen de Cássia Sousa ; Haikal,Desirée Sant’Ana ; Brito,Maria Fernanda Santos Figueiredo ; Silveira,Marise Fagundes
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): professores escolares; renda; infecções por coronavírus; Covid-19; epidemiologia
Descrição
Resumo O objetivo do estudo foi identificar as características socioeconômicas e ocupacionais e condições de saúde autorrelatadas associadas à redução da renda dos professores da educação básica do estado de Minas Gerais durante a pandemia da Covid-19. Tratou-se de um inquérito epidemiológico do tipo websurveys. Participaram do estudo 15.641 professores, com respostas obtidas de agosto a setembro de 2020. Os dados foram tratados com estatísticas descritivas, teste qui-quadrado para avaliar a associação entre as variáveis e modelo múltiplo de regressão de Poisson, com variância robusta, para estimar a magnitude das associações. Os resultados evidenciaram que a redução na renda familiar afetou 40,9% dos docentes, principalmente da zona urbana. A redução na renda familiar durante a pandemia foi mais prevalente entre os docentes que viviam com o(a) companheiro(a), possuíam vínculo precário (contratado) com a escola, com tempo de trabalho na docência até vinte anos, que trabalhavam até dez horas/semana e entre professores com hipertensão, episódios de tristeza, ansiedade e dificuldade no sono.