Author(s): Galvão,Andressa dos Santos ; Tagliani,Dulce Cassol
Date: 2024
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): Leitura; Escrita; Ensino; Escola; Periferia
Author(s): Galvão,Andressa dos Santos ; Tagliani,Dulce Cassol
Date: 2024
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): Leitura; Escrita; Ensino; Escola; Periferia
Resumo Neste trabalho, buscamos refletir sobre as práticas de linguagem desenvolvidas dentro do Programa Residência Pedagógica em uma escola da periferia do município de Rio Grande/RS/Brasil. Apresentamos um recorte de três atividades desenvolvidas e discutimos a importância de um trabalho envolvendo os diferentes gêneros textuais/discursivos. Tendo como base teórica os pressupostos da Linguística Aplicada, e buscando apoio também em orientações curriculares nacionais, percebemos que o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita de diferentes gêneros foi fundamental para que os estudantes pudessem perceber a diversidade linguística e cultural que permeia a sociedade em que estão inseridos, assim como refletir sobre as possibilidades de uso da língua. Por fim, discutimos o importante papel da escola no sentido de facilitar, por meio de um trabalho com as múltiplas linguagens, o exercício pleno da cidadania.