Autor(es): Magalhães,Rita Pires ; Barbeiro,Sara Rodrigues ; Taveira,Vanessa ; Magalhães,Bruno ; Ferreira,Gustavo
Data: 2020
Origem: SciELO Portugal
Assunto(s): AVC; Jogos; Reabilitação
Autor(es): Magalhães,Rita Pires ; Barbeiro,Sara Rodrigues ; Taveira,Vanessa ; Magalhães,Bruno ; Ferreira,Gustavo
Data: 2020
Origem: SciELO Portugal
Assunto(s): AVC; Jogos; Reabilitação
RESUMO Objetivos: explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com a utilização de jogos na reabilitação do indivíduo após Acidente Vascular Cerebral, para mapear os jogos e identificar as áreas de função reabilitadas. Método: revisão do tipo Scoping, com base no modelo do Joanna Briggs Institute. Realizada busca nas bases de dados MEDLINE®, CINAHL® e SPORTDiscus® . Foram considerados todos os tipos de estudos científicos publicados em inglês, espanhol e português, sem limite temporal. Resultados: Nos 116 artigos considerados para análise identificaram-se três grandes agrupamentos de jogos: Realidade Virtual imersiva/não imersiva, videojogos e Jogos Tradicionais, que se associaram à reabilitação das funções motora, propriocetiva, cognitiva e cardiorrespiratória. Conclusão: A utilização de jogos na reabilitação cresceu ao longo dos últimos anos. Os jogos induzem maior interatividade no treino intensivo e repetitivo, acrescentando mais motivação e adesão aos processos de reabilitação, podendo ser um importante recurso terapêutico.