Autor(es): Pinheiro,Ângela Maria Vieira ; Vilhena,Douglas de Araújo ; Santos,Marcos Antônio da Cunha
Data: 2017
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação de leitura; compreensão de textos; validade instrumentos; teoria de resposta ao item
Autor(es): Pinheiro,Ângela Maria Vieira ; Vilhena,Douglas de Araújo ; Santos,Marcos Antônio da Cunha
Data: 2017
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação de leitura; compreensão de textos; validade instrumentos; teoria de resposta ao item
Resumo A Prova de Compreensão de Texto da Bateria PROLEC (PROLEC-T), amplamente utilizada no Brasil, apresenta amostra limitada e apenas análises descritivas dos escores. Objetivos: conhecer a estrutura interna (adequação dos itens via Teoria de Resposta ao Item) e os índices de validade externa (concorrente) da referida prova. Método: estudo das respostas de 457 alunos (49,7% meninos) do 2º ao 5º ano, aleatoriamente selecionados em 77 salas de aula de oito escolas estaduais, ao PROLEC-T e a três testes de leitura. Resultados: a prova apresenta baixo nível de dificuldade e pouca variabilidade de escores, evidenciando validade interna não satisfatória. Mostra também limitações em relação à validade concorrente, uma vez que as correlações entre os seus escores e o ano escolar, a idade da criança e as notas finais na disciplina Língua Portuguesa foram fracas, embora tenham sido medianas com as medidas de leitura. Conclusão: Em sua forma atual, o PROLEC-T parece ser adequada apenas para uma avaliação informal de crianças com dificuldade de leitura. No entanto, caso seja reformulada, sugere-se a substituição de seus textos por histórias inéditas, em ordem crescente de dificuldade, com apenas perguntas inferenciais.