Author(s):
Ferreira, Darlisom Sousa ; Ramos, Flávia Regina Souza ; Teixeira, Elizabeth ; Monteiro, Wagner Ferreira ; Aguiar, Aldalice Pinto de
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação em saúde. Estratégia Saúde da Família. Enfermagem em saúde comunitária. Atenção primária à saúde. Trabalho.
Description
RESUMOObjetivo: Analisar os obstáculos para práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família do Distrito de Saúde Leste, Manaus, Amazonas, Brasil.Método: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Para produção de dados utilizou a técnica Word Café com 26 enfermeiros, entre junho a agosto de 2018. Os dados obtidos foram organizados no software Atlas.ti8 e a análise foi de conteúdo categorial-temática.Resultados: As unidades de análise “Obstáculos Organizacionais para Práxis Educativa na Estratégia Saúde da Família” e “Obstáculos Operacionais para Práxis Educativa na EstratégiaSaúde da Família” desvelam: dificuldades, tensões, resistências e impossibilidades de adesão a modelos emergentes da organização do trabalho, em geral, e em especial, do trabalho educativo.Conclusão: O que se apresenta como obstáculo, é, ao mesmo tempo indicativo de possibilidade de superação e potencialidade para co-criação do trabalho educativo como estratégia de resgate da motivação profissional, e alternativa de pauta na qualificação permanente dos trabalhadores e instituições.Palavras-chave: Educação em saúde. Estratégia Saúde da Família. Enfermagem em saúde comunitária. Atenção primária à saúde. Trabalho.